Subscribe:

Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MEC pune quatro faculdades do Piauí por desempenho ruim Lista de 60 instituições de todo o Brasil inclui quatro piauienses.

O Ministério da Educação (MEC) puniu com medida cautelar 60 instituições de ensino superior que tiveram o Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 1,45 em 2010 e conceitos insatisfatórios (1 e 2) nos dois anos anteriores. A lista das escolas e faculdades punidas foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
O IGC é uma nota de 0 a 5 atribuída à instituição durante o processo avaliativo do ministério. Ele engloba conceitos como o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura e corpo docente.

Quatro das relacionadas são do Piauí: Faculdade Piauiense de Processamento de Dados (FPPD), Faculdade dos Cerrados Piauienses (FCP), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina (Facet), e Instituto Superior de Educação Programus (Isepro).

As instituições punidas ficam proibidas de aumentar a oferta de vagas em seus cursos de graduação e pós-graduações lato sensu, têm suspensos os recredenciamentos e autorizações de cursos (processos que validam os diplomas dos alunos) e irão ficar sob supervisão do ministério até que sanem as deficiências.

As medidas cautelares vigoram até deliberação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) sobre o relatório final do processo de supervisão ou a divulgação de IGC satisfatório, ou seja, com conceito igual ou maior que 3 na avaliação de 2011, que será divulgada somente no ano que vem. As faculdades têm 30 dias para informar as providências que serão adotadas.

0 comentários:

Postar um comentário