Subscribe:

Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Segundo IBGE: PI terá mais de 600 mil idosos em 2022

Pesquisas recentes mostraram que o Brasil caminha para ser um país de idosos. Segundo dados feitos através de projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estado do Piauí a situação não é diferente. Em 2022, a expectativa é que mais de 600 mil piauienses terão mais de 60 anos de idade, o que vai representar 16,6% da população total.

Números do Censo 2010, revelam que atualmente são mais de 350 mil idosos vivendo no estado. A pesquisa destaca que o aumento da esperança de vida, ao nascer, e a queda de fecundidade, ou seja, de nascimentos, tem feito com que o número de idosos aumente. A nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos.

"Acrescento, ainda, a valorização a pessoa idoso, com a promoção da saúde, proporcionando seu bem-estar físico, mental e social", declara a doutora Sara Melo, coordenadora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado.

Para a doutora Sara, somente a partir da criação do Estatuto do Idoso, há oito anos, é que as pessoas estão começando a ter a consciência que é importante valorizar a pessoa idosa. "É preciso que se valorize o envelhecimento das pessoas, assegurando políticas públicas para que o idoso viva em um ambiente saudável, sem violência", destacou.

0 comentários:

Postar um comentário