Subscribe:

Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2011


Programas educacionais melhoram o desevolvimento dos alunos.
Com o objetivo de trabalhar estratégias para melhorar o desenvolvimento dos alunos e a qualidade do ensino, a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) desenvolve uma série de programas e projetos junto às escolas da rede pública estadual. Como exemplos desses programas estão o “Se Liga” e o “Acelera Brasil” desenvolvidos numa parceria com o Instituto Ayrton Sena.
São dois programas integrados que buscam a correção do fluxo escolar de crianças e adolescentes. O “Se Liga” busca garantir um processo de alfabetização eficaz, que possibilite o sucesso dos alunos e professores na relação ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Já o “Acelera Brasil” é também um programa de correção de fluxo do Ensino Fundamental voltado para combater a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.
De acordo com Jane Cornélio, técnica da Correção de Fluxo Escolar, os dois programas são interligados, já que para o “Acelera Brasil” cuidar da criança com distorção, esta precisa estar alfabetizada. Daí porque veio o “Se Liga” para trabalhar a alfabetização.
Ela explica que para ser atendido pelo programa, o estudante deve ter de 9 a 14 anos de idade e estar com distorção série/idade. “Todos os alunos atendidos recebem livros específicos para um dos programas e têm acompanhamento sistemático pelo professor, supervisor e coordenador. Esses monitoramentos requerem respostas imediatas para solução de possíveis problemas e isso garante um resultado mais eficiente dos programas”, comenta.
Além de se trabalhar o aluno, há ainda a preocupação de trabalhar com os pais, de forma a contribuir para a motivação e elevação de sua autoestima. E os professores que trabalham com esses programas recebem a capacitação inicial, além da formação continuada com vistas ao fortalecimento da ação pedagógica. “O lema desses programas é o de que toda criança é capaz de aprender. Assim como todo professor é capaz de ensinar. Não há mágica. Tudo é uma questão de oportunidade”, emenda.
Estes programas são executados em diferentes municípios do Estado desde 2009. Em 2010, foram atendidas pelo “Se Liga” 2.421 alunos e mais 5.229 alunos pelo “Acelera Brasil”.
Além desses dois programas, o Governo do Estado, executa ainda em parceria com o Instituto Ayrton Sena o programa Gestão Escolar Nota 10, que visa à promoção da eficiência da rede pública do ensino através da gestão da aprendizagem, do ensino e da rotina escolar.
Autor: Ana Maria Costa

0 comentários:

Postar um comentário